sábado, 23 de março de 2013

Resumo de filosofia!!


Av.1 de filosofia

Critério 1: Definir filosoficamente o que são valores humanos.

Resposta: Os valores são instituídos com base em que e em como uma cultura e uma sociedade definem para si mesmas o que julgam ser o bem, a virtude, a justiça e seus opostos, o mal, o vício, a injustiça, etc.

Para justificar filosoficamente o que é atribuir valor a alguém, devemos ter a clareza de que precisamos dos outros para sobreviver, não podemos ser indiferentes. A não indiferença é a essência do valor. Nós só podemos ter valores morais quando nos importamos com os outros.

 Exemplos de valores:           - Respeito                                           
                                           - Honestidade
                                           - Amizade
                                           - Bom Senso

Resumo: Valores humanos se consistem em não tratar o outro com indiferença.

Critério 2: Definir ética e moral, de modo a diferenciá-las.

Resposta:
·         Moral: é a palavra de origem latina. Deriva de mos, moris, que significa “costume”, “maneira de se comportar regulada pelo habito”

·         Ética: é uma palavra de origem grega. Deriva de ethos, que significa “costume”, “conjunto de sistemas instituídos por uma sociedade”.

Moral: ligada aos costumes, regras e normas de uma sociedade. Um conjunto de regras ditando como devemos agir em meio dos outros.

Ética: realiza o papel de questionar e analisar os costumes morais de cada sociedade

Diferença: enquanto a moral é o conjunto de regras que determinam o certo e o errado em uma sociedade a ética é a reflexão que analisa esse conjunto de regras de uma determinada sociedade.

Critério 3: Compreender de que maneira a atitude de levar vantagem em determinadas situações interfere nas relações entre indivíduos.

Resposta: 
Associado ao termo “jeitinho brasileiro”.       
Nem sempre o “jeitinho brasileiro” é uma coisa ruim, certas vezes podemos atribuir esse fato a uma coisa boa. Como por exemplo, quando uma pessoa de baixa renda consegue superar a adversidade da vida, dar “um jeitinho” e viver com o mínimo de dignidade. Nesse caso a criatividade humana surge com uma solução para o que causa sofrimento.

Agora, quando o “jeitinho” funciona de forma negativa dizemos que o “jeitinho brasileiro” está associado a uma forma de ganhar vantagem. Geralmente utilizando de recursos emocionais – apelo, laços familiares, etc – para obter favores para si ou para outrem.

Resumindo: Levar vantagem se torna ruim quando prejudicamos outro individuo para bem pessoal, ou quando o conceito é errado na ideia de moral da sociedade.

Critério 4: Reconhecer a ausência de atitudes éticas como geradora de violência.

Critério 5: Descrever o uso inadequado da tecnologia, de modo a relacioná-lo com a ética.

Resposta:
 A ausência de atitudes éticas é sim um modo de gerar violência, quem tem atitudes éticas não bate nas pessoas, por exemplo.

O uso inadequado das tecnologias, como por exemplo, o cyberbullying é um modo inadequado de usar a tecnologia sem ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário