segunda-feira, 15 de abril de 2013

AV.2 de química!

Critério 1: Determinar os estados físicos da matéria. 
Critério 2: Ordenamento das partículas nos diferentes estados físicos. 




SÓLIDO -> 
*Tem forma e volumes definidos.
* As moléculas são MUITO organizadas.
* O movimento das moléculas é PEQUENO.

LÍQUIDO ->
*Tem forma e recipiente e volume definido.
* As moléculas são POUCO desorganizadas.
* O movimento das moléculas é MÉDIO. 

GASOSO ->
* Tem forma e volume variáveis. 
* As moléculas são MUITO desorganizadas.
*O movimento das moléculas é GRANDE.

Mudanças dos estados físicos:

Sólido para o líquido: FUSÃO
Líquido para o gasoso: VAPORIZAÇÃO
Gasoso para o líquido: CONDENSAÇÃO ou LIQUEFAÇÃO
Líquido para o sólido: SOLIDIFICAÇÃO
Sólido para o gasoso: SUBLIMAÇÃO 
Gasoso para o sólido: SUBLIMAÇÃO


VAPORIZAÇÃO: 

Evaporação -> * Ocorre a temperatura ambiental.
                        * Forma lenta.
                        * Exemplos: roupas secando no varal; H2O 

Ebulição ->      * Ocorre uma temperatura específica.
                        * Varia com a pressão.
                        * Forma rápida.
                        * Fervura/ bolhas. 

Calefação ->    * Forma instantânea (MUITO RÁPIDA) 
                        * Ocorre quando o liquido se aproxima de uma região muito quente.  
                        * Exemplos: H2O no ferro quente. 


** Através dos pontos de fusão P.F e ebulição P.E é possível prever o estado físico das substancias. 

ÁGUA: P.F --> 0°C 
             P.E --> 100°C

ÁLCOOL: P.F --> -114°C 
                 P.E --> 78°C

PRESSÃO ATMOSFÉRICA  X  P.E    pág.43                                             não aparece nos critérios
                                                                                         
                           mas gosta de cair nas provas.


SE DIMINUI PRESSÃO DIMINUI TEMPERATURA.
SE AUMENTA PRESSÃO AUMENTA TEMPERATURA. 


Critério 3: Classificar as substâncias como puras e mistas. 
Critério 4: Identificar as substâncias como simples e compostas.
Critério 5: Identificar as misturas como homogêneas e heterogêneas. 

SUBSTÂNCIAS PURAS:

-> Simples: formadas por apenas UM elemento. Exemplo: O2, N2, H2

-> Compostas : formadas por 2 OU MAIS elementos DIFERENTES. Exemplo: H2O, CO2.

MISTURAS: 

-> Homogêneas (solução) : apresenta apenas 1 fase. Exemplo: ar atmosférico, água + álcool. 

-> Heterogêneas: apresenta 2 ou mais fases. Exemplo: água + óleo, granito, sangue. 

GRÁFICOS: 

PARA SUBSTÂNCIAS PURAS. 




PARA AS MISTURAS.



MISTURAS EUTÉTICAS.




MISTURAS AZEOTRÓPICAS.



*FASE: é a porção uniforme da mistura.                                                                    uniforme: 1 coisa só.


*COMPONENTES: é cada substância pura que participa da mistura. 


Critério 6: Identificar os processos de separação de mistura. 

*Separação magnética: método de separação em que são aplicados campos magnéticos à mistura para reter  partículas que são atraídas por ímãs. 

Exemplos: 
  1. Areia e limalha de ferro;
  2. Utilização de ímã para separar do lixo objetos de metal para serem reciclados. 


*Flotação: usa-se água ou outro liquido para separar sólidos de densidades diferentes, ou seja, o mais denso afunda e o menos denso flutua. 

*Decantação: esse método possibilita a separação de líquidos imiscíveis (que não se misturam) ou permite a separação de um solido precipitado de um líquido. A separação é realizada basicamente pela diferença de densidade.

*Filtração: o processo de filtração é significativamente parecido com o da peneiração, porém, nesse caso, a malha da peneira é mais rebuscada. 

Exemplo:

  1.  Preparação do café.
Destilação: 

SIMPLES: o principio desse processo consiste em aquecer a mistura até a ebulição.

FRACIONADA: o principio dessa destilação é praticamente o mesmo da simples o que diferencia é que neste caso tem-se a mistura de dois ou mais líquidos miscíveis entre si. 

Então é isso pessoal, boa sorte na prova quarta!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

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