segunda-feira, 20 de maio de 2013

Resumo de História

Critério 1 - Identificar os principais fatores que originaram a Primeira Guerra Mundial.

Critério 2 - Caracterizar a formação de alianças entre blocos antagônicos na Primeira Guerra Mundial e o choque de interesses entre as nações imperialistas.

                
                        A construção do estado de guerra
 A primeira GM decorreu, antes de tudo, das rivalidades políticas e das disputas por áreas coloniais. A indústria bélica da Alemanha surpreendia os demais países europeus e os Estados Unidos. Por causa do seguinte ocorrido: 
                               
                             A unificação da Alemanha 

 A unificação da Alemanha transformou o país em uma potência bélica internacional, que defendia uma nova redivisão dos mercados coloniais para atender aos seus interesses de mercado consumidores de produtos industrializados e de matérias-primas.
  É preciso ressaltar que, na guerra de unificação da Alemanha, o exército francês foi derrotado e teve de ceder os territórios da Alsácia e da Lorena para os alemães, como indenização de guerra. Desde aquela época, os nacionalistas franceses desejavam uma nova guerra com os Alemães, a fim de recuperar os territórios perdidos. (Livro página 70)
 Os ingleses, detentores do maior volume de territórios coloniais, dominavam o comércio europeu. Na África e na Ásia, a disputa de mercados provocava um clima tenso de guerra. A disputa de mercados entre as principais potências do mundo levaram os países a iniciar a corrida armamentista, ironicamente conhecida como PAZ ARMADA, que era uma forma de manter a paz com as armas mais modernas do mercado. Os chefes de Estado investiram na formação de grandes exércitos.

                              Nacionalismo exacerbado
 As rivalidades econômicas e a unificação da Alemanha reduziram qualquer possibilidade de um acordo pacífico entre as potências. Grupos nacionalistas usavam a guerra como uma forma de dominar outros povos. A rivalidade imperialista dividiu a Europa em dois blocos antagônicos: Tríplice Aliança e a Tríplice Entente.

                                  Política das Alianças
 O estrategista militar queria impedir a união dos franceses com outros povos contra o expansionismo alemão. A ideia da formação de alianças militares partiu de Bismarck, que idealizou a Tríplice Aliança. Essa aliança reuniu a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália.

Tríplice Entente: Reuniu Inglaterra, França e a Rússia. 


Critério 3 - Caracterizar a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial.

 O Brasil não teve uma participação efetiva na Primeira GM. Mas de qualquer forma o Brasil apoiou a Tríplice Entente, enviando remédios, alimentos e pessoas para prestarem ajuda aos feridos. 
(Livro página 74) 

Critério 4 - Identificar os motivos do surgimento de indústrias no Brasil durante a Primeira Guerra Mundial.

 A guerra influenciou o surgimento de indústrias de substituição. A carência de produtos importados acabou estimulando um pequeno desenvolvimento industrial no país ao incentivar a substituição das importações. Na época, os países europeus que exportavam seus produtos para o Brasil estavam envolvidos na produção de armas e munições. No entanto essa iniciativa foi pequena, não sendo suficiente para fazer deslanchar o processo de industrialização no país.

Critério 5 - Destacar os novos rumos da Primeira Guerra a partir de 1917.


1917 -> Saída da Rússia da Primeira GM (Revolução Russa)
            Entrada dos Estados Unidos ao lado da T. Entente
1918 -> O Presidente dos Estados Unidos (Thomas Woodrow Wilson) apresentou uma proposta de paz, conhecida como os 14 pontos de Wilson. Porém a proposta não foi aceita pelos países da Entente, pois não estabelecia punições para a Alemanha e não permitia devolução de territórios dos países derrotados. Era uma proposta de paz SEM VENCIDOS NEM VENCEDORES.
 Em agosto de 1918, o governo Alemão, com receio de que os aliados invadissem seu país, apresentou para os membros da Tríplice Entente uma proposta de armistício 
(Armistício= É  a ocasião na qual as partes de um conflito armado concordam com o fim definitivo das hostilidades. É o instante anterior ao tratado de paz.

Critério 6 - Definir as principais tratados decorrentes da Primeira Guerra Mundial.

Consequências:
Econômica - Destruição da Europa. O Estados Unidos tornou-se uma grande potência. Auxiliou economicamente a Europa.
Social - Poder dos trabalhadores. Liberação feminina.
Política - Inglaterra e França subjugaram os vencidos. 

Critério 7 - Caracterizar os principais tratados decorrentes da Primeira Guerra Mundial.

Versalhes: Alemanha foi culpada pela Guerra, e como forma de devolução devolveu os territórios conquistados e foi proibida de investir no exército.

Liga das Nações: Embrião da ONU, assegurar a paz mundial.

Saint-Germain: Áustria, independencia da Hungria e devolução de territórios. 

Neuilly: Bulgária, devolução de territórios.

1920 - Triamon: Hungria perdeu seus territórios.
Sévres: Aniquilação do Império Turco

Critério 8 - Compreender fim dos grandes impérios ao final da Primeira Guerra Mundial. 


 Os Aliados obrigaram os países derrotados a reconhecer o direito á autodeterminação dos povos que viviam nos impérios Otomano, Austríaco e Alemão. Durante séculos, os impérios foram formados por diversos povos com culturas e etnias diferentes. Essas minorias possuíam garantias mínimas e reduzida representação política. Contudo, era impossível organizar Estados soberanos coincidindo fronteiras linguísticas e fronteiras históricas. 
 O desmembramento do Império Austro-Húngaro deu origem à Tchecoslováquia, à Iugoslávia, à Áustria e à Hungria. A polônia formou-se agregando territórios que antes pertenciam à Alemanha, Àustria-Hungria e Rússia. 

Critério 9 - Destacar as consequências da Primeira Guerra Mundial. 


 Após o término da Primeira Guerra Mundial, a Europa deixou de ser o centro das decisões mundiais, e o poder político e econômico transferiu-se para as mãos dos Estados Unidos.
 Em termos políticos, no período posterior á Primeira guerra, surgiram propostas que apresentavam soluções radicais á crise econômica, política e financeira na Europa: os nazi-fascistas e os socialistas.
 A demografia dos países envolvidos na guerra também mudou radicalmente. Milhões de pessoas, entre civis e militares, morreram em consequência do conflito, a maior parte entre 20 e 40 anos e do sexo masculino. 
 A economia europeia estava destroçada, e às perdas populacionais, materiais e econômicas somou-se uma destruição cultural de valor inestimável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário